CIGAM  /  Blog  /  Artigos

Comunicação, um desafio constante

Veja por que a comunicação é um dos processos mais complexos dentro de uma organização.

Por Raquel Engeroff
Gerente de RH da CIGAM Software de Gestão

Comunicação, um desafio constante

A comunicação, de modo geral, é um dos mais importante e complexos processos. Ao mesmo tempo que a comunicação eficiente facilita o dia a dia e gera resultados, uma comunicação ineficiente pode atravancar a rotina e ser a raiz de grandes prejuízos.

 

Para nós, enquanto lideranças, a comunicação é uma competência essencial, uma via de mão dupla, que nos ajuda a construir e fortalecer confiança.O sucesso de um líder depende da sua habilidade em se comunicar efetivamente com os demais membros da organização.

 

De forma geral, temos focado muito nas habilidades de expressão oral e de persuasão. Até há bem pouco tempo, dava-se pouca atenção à capacidade de ouvir. A ênfase exagerada, dirigida para a habilidade de expressão, levou a maioria das pessoas a subestimarem a importância da capacidade de ouvir, em suas atividades diárias de comunicação.

 

A maioria das pessoas confundem escutar com ouvir. Escutar é apenas captar vibrações sonoras. Ouvir é compreender aquilo que escutamos. Ouvir é prestar atenção, interpretar e lembrar-se dos estímulos sonoros.Ouvir é um processo sensorial e emocional que exige atenção e disciplina. Ouvir ativamente, observar e olhar cuidadosamente seu interlocutor são habilidades muito importantes. 

 

Por entender que a efetividade da comunicação depende da nossa capacidade de falar e ser compreendido e, acima de tudo, ouvir o que os profissionais têm a dizer, desenvolvemos práticas direcionadas tanto à emissão, quanto à recepção de informações. A empresa adota o modelo das 9 práticas culturais do Instituto Great Place to Work, onde são analisadas e trabalhadas práticas de gestão de pessoas relacionadas a Fala e a Escuta.

 

Aqui na CIGAM nós buscamos ter várias formas de escutar e falar com nossos profissionais. Acreditamos que a utilização dos diversos canais da comunicação pode tornar este processo mais eficiente. Mesmo com as mudanças contextuais que influenciam a comunicação organizacional e também com o avanço das tecnologias de informação, a comunicação vai continuar sempre sendo um desafio para as empresas. Acreditamos que temos canais atrativos e diferenciados, porém, temos o desafio constante de comunicar mais e melhor.

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.