Home  /  Blog  /  Mercado  /  Comunicação, um desafio constante

Comunicação, um desafio constante

Veja por que a comunicação é um dos processos mais complexos dentro de uma organização.

Postado em 17/10/2019 às 11:29

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Twitter Compartilhar no Pinterest Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no Facebook

A comunicação, de modo geral, é um dos mais importante e complexos processos. Ao mesmo tempo que a comunicação eficiente facilita o dia a dia e gera resultados, uma comunicação ineficiente pode atravancar a rotina e ser a raiz de grandes prejuízos.

 

Para nós, enquanto lideranças, a comunicação é uma competência essencial, uma via de mão dupla, que nos ajuda a construir e fortalecer confiança. O sucesso de um líder depende da sua habilidade em se comunicar efetivamente com os demais membros da organização.

 

De forma geral, temos focado muito nas habilidades de expressão oral e de persuasão. Até há bem pouco tempo, dava-se pouca atenção à capacidade de ouvir. A ênfase exagerada, dirigida para a habilidade de expressão, levou a maioria das pessoas a subestimarem a importância da capacidade de ouvir, em suas atividades diárias de comunicação.

 

A maioria das pessoas confundem escutar com ouvir. Escutar é apenas captar vibrações sonoras. Ouvir é compreender aquilo que escutamos. Ouvir é prestar atenção, interpretar e lembrar-se dos estímulos sonoros. Ouvir é um processo sensorial e emocional que exige atenção e disciplina. Ouvir ativamente, observar e olhar cuidadosamente seu interlocutor são habilidades muito importantes. 

 

Por entender que a efetividade da comunicação depende da nossa capacidade de falar e ser compreendido e, acima de tudo, ouvir o que os profissionais têm a dizer, desenvolvemos práticas direcionadas tanto à emissão, quanto à recepção de informações. A empresa adota o modelo das 9 práticas culturais do Instituto Great Place to Work, onde são analisadas e trabalhadas práticas de gestão de pessoas relacionadas a Fala e a Escuta.

 

Aqui na CIGAM nós buscamos ter várias formas de escutar e falar com nossos profissionais. Acreditamos que a utilização dos diversos canais da comunicação pode tornar este processo mais eficiente. Mesmo com as mudanças contextuais que influenciam a comunicação organizacional e também com o avanço das tecnologias de informação, a comunicação vai continuar sempre sendo um desafio para as empresas. Acreditamos que temos canais atrativos e diferenciados, porém, temos o desafio constante de comunicar mais e melhor.

 

Raquel Engeroff

Coordenadora de RH da CIGAM

 

Comentários

E-mailTelefoneWhatsapp