CIGAM  /  Blog  /  Artigos

Gestão Organizacional

Fatores que tornam o sucesso possível

Por Cristina Schnorenberger
Gerente de Marketing da CIGAM Software de Gestão

Gestão Organizacional

São muitos os desafios na gestão organizacional de uma empresa para que ela siga sempre saudável e preparada para superá-los. São questões sócio/político/econômicas, de globalização, de evolução tecnológica, de velocidade do processamento/cálculo, da comunicação em tempo real e a forte concorrência pela fatia do mercado.

 

Fatores como estes influenciam diretamente na perenidade e no sucesso da empresa, além de trazerem sérias consequências para a gestão, pois afetam de várias formas as estratégias a serem adotadas pela operação, seja pela complexidade gerencial, imprevisibilidade, informalidade, necessidade de simplificação da estrutura organizacional, cadeia de negócios e de valor, ciclo de vida de produtos, produtividade ou qualidade.

 

Dentro deste contexto, alguns pontos são de suma importância para que a empresa consiga evoluir e chegar nos resultados planejados. São eles:

 

Valores e Princípios | Capital | Gestão Organizacional

 

Um tripé que não pode fracassar em nenhuma das pontas. Além da busca e manutenção de pessoas e tecnologias preparadas que acompanhem esta dinâmica.

 

Uma empresa que possui valores e princípios bem definidos consegue levar ao mercado mais credibilidade e seriedade. Com consciência, coerência e constância em suas ações, mostra que a prática está de acordo com o discurso. Lembrando que valores e princípios são imutáveis, são passados de geração para geração sem que necessitem de mudança.

 

Já o capital e a gestão são mutáveis e precisam se adequar às mudanças do mercado. O capital se pulveriza a medida que novos acionistas são incorporados através de abertura ou de sucessões, e isto requer estar atento às novas necessidades e exigências legais. E a gestão, sempre atenta à sucessão e governança, precisa manter o foco do negócio respeitando alguns pré-requisitos, como afinidade de sócios, objetivo comum e estratégia formal e execução eficiente. Desta forma, poderá responder rapidamente qual será o produto, a política de vendas, a estrutura de recursos e pessoas necessárias para novas estratégias de atuação. Tudo isso requer revisão de recursos, processos, relações e identidade.

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dos cookies. Leia nossa política de privacidade para saber mais.